• Alcance - permite facilitar o acesso à informação e à intervenção psicológica a um maior número de pessoas, as quais, pelas mais diversas razões, poderão não ter a possibilidade de obter este tipo de intervenção num modelo face a face, pelo menos em determinados períodos e momentos da sua vida (por exemplo, durante a ausência do meio habitual por motivos de viagem, férias, deslocação geográfica, dificuldades de deslocação por problemas motores e isolamento ou limitação de recursos locais).
• Acessibilidade - realiza-se com um custo económico mais baixo, quer para os utilizadores quer para os profissionais prestadores do serviço.
• Flexibilidade - permite a adaptação a vários locais, contextos, condições e características, de modo a responder às necessidades específicas e conveniência de diferentes grupos de pessoas.
• Atratividade - o fato da intervenção psicológica poder ser feito num formato mais apelativo para alguns utilizadores pode aumentar o envolvimento e a participação dos utilizadores nos cuidados de Saúde Psicológica, encorajando a adesão ao tratamento.
• Evidências Científicas - já existe bastante investigação e evidências científicas da eficácia de algumas intervenções psicológicas através das novas tecnologias.
• Outras vantagens - potenciar o desenvolvimento de novos métodos e recursos na intervenção psicológica; facilitar a continuidade dos cuidados, a monitorização do progresso do tratamento e o processo de follow-up.
http://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/utiliza____o_das_tic_na_i.pdf
A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Com base no diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que permite que você fale abertamente com alguém que é objetivo, neutro e não faz julgamentos. Você e seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que estão impedindo você de se sentir melhor.
Quando terminar, você não só terá resolvido o problema que o trouxe, mas também terá aprendido novas habilidades para que possa lidar melhor com quaisquer desafios que surjam no futuro.
O atendimento presencial é feito em consultório devidamente adequado para garantir um ambiente sigiloso e confortável, onde o principal objetivo é deixá-lo(a) à vontade para expor seus pensamentos e aflições.
Não se preocupe com a confidencialidade. Eu considero a manutenção da sua privacidade extremamente importante. Faz parte do código de ética profissional. Mais importante ainda, é uma condição para minha licença profissional. Os psicólogos que violam a confidencialidade do paciente correm o risco de perder sua capacidade de exercer a psicologia no futuro (Vide Política de Privacidade).
https://www.apa.org/topics/psychotherapy/understanding
Drag and Drop Website Builder